COORDENADOR (A): Armando Lirio de Souza

PROJETO: REPITES - Rede de Pesquisa, Inovação e Tecnologia Social em Gestão de Resíduos Sólidos, Sustentabilidade e Economia Solidária.

DESCRIÇÃO: O projeto REPITES, liderado pela UFRN, conecta instituições de ensino no Brasil para promover a inclusão socioprodutiva de catadores de recicláveis.

Alinhado à Política Nacional de Resíduos Sólidos, utiliza metodologias participativas para coletar dados e busca melhorar as condições de trabalho através do diálogo e inovação social.

DATA DE INÍCIO: 2020-Atual

 

PROJETO: Capacitação e Estudos de Povos e Comunidades Tradicionais no Estado do Pará.

DESCRIÇÃO: Trata-se de projeto de pesquisa e assessoria à comunidade do campo, por meio, de orientações sobre redes de comercialização e estudos sobre a organização de feiras da

agricultura familiar o potencial de produção com vistas ao mercado institucional de alimentos.

DATA DE INÍCIO: 2019-Atual

 

COORDENADOR (A): Claudio Alberto Castelo Branco Puty

PROJETO: Laboratório de Equidade Social

DESCRIÇÃO: Laboratório de Pesquisa em Economia Aplicada com foco no desenvolvimento com justiça social.

DATA DE INÍCIO: 2020-Atual

 

PROJETO: Centro de Financiamento Climático para o Sul Global (CFC-GS)

DESCRIÇÃO: O centro de estudos visa analisar as dificuldades enfrentadas por países do sul global, como Brasil, África e Índia, na busca por financiamentos para adaptação às mudanças climáticas.

O objetivo é desburocratizar o acesso a esses créditos, identificando gargalos e promovendo uma comparação global sobre onde os recursos estão sendo direcionados.

A pesquisa foca nas populações mais vulneráveis, muitas das quais vivem em áreas empobrecidas no sul global. A instalação do centro é crucial, especialmente com a proximidade da COP30, para avançar no financiamento da adaptação nas cidades brasileiras.

DATA DE INÍCIO: 2024-Atual

 

COORDENADOR (A): Danilo Araújo Fernandes

PROJETO: A Nova Economia da Amazônia BRASILEIRA

DESCRIÇÃO: A Nova Economia da Amazônia Brasileira (NEA-BR) é uma iniciativa do WRI Brasil, The New Climate Economy e mais de 50 pesquisadores.

Com apoio do Instituto Clima e Sociedade e parcerias internacionais, o projeto busca promover uma economia sustentável e climática para a Amazônia brasileira, favorecendo seu desenvolvimento.

DATA DE INÍCIO: 2021-Atual

 

PROJETO: Towards a green and inclusive economic recovery in the Amazon Region

DESCRIÇÃO: Financiado pelas Open Society Foundations, o projeto busca desenvolver análises para uma recuperação econômica no Brasil,

priorizando uma economia de baixo carbono na Amazônia Legal. Foca em questões como desmatamento, estrutura produtiva e desigualdades sociais, propondo soluções para os desafios ambientais e sociais na região.

DATA DE INÍCIO: 2021-Atual

 

COORDENADOR (A): Douglas Alcântara Alencar

PROJETO: Laboratório de Economia Aplicada

DESCRIÇÃO: O Laboratório de Economia Aplicada (LEA) da UFPA integra ensino, pesquisa e extensão em Macroeconomia, conectando teoria e prática para abordar

questões econômicas locais, regionais e nacionais. Oferece infraestrutura para análises econômicas e oportunidades de desenvolvimento acadêmico e profissional aos alunos.

DATA DE INÍCIO: 2017-Atual

 

PROJETO: Construção de modelos de projeções de indicadores econômicos

DESCRIÇÃO: Construção de modelos de projeções de indicadores econômicos para o Banco do Estado do Pará.

DATA DE INÍCIO: 2018-2023

 

COORDENADOR (A): Harley Silva

PROJETO: INTERÁGUAS - Água para Todos

DESCRIÇÃO: O projeto apoia o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional na definição de critérios para selecionar e priorizar municípios da Amazônia Legal para a implementação de tecnologias de acesso à água, contribuindo com um perfil das localidades que devem receber os produtos do programa.

DATA DE INÍCIO: 2024-Atual

 

PROJETO: Condições de Trabalho na Cadeia Produtiva do Açaí nos Municípios do Baixo Tocantins PA, Amazônia.

DESCRIÇÃO: Este projeto investiga as relações entre as cadeias econômicas da biodiversidade amazônica e a produção do espaço urbano no baixo Tocantins. Analisa como a economia da sócio-biodiversidade, presente desde o século XVII, influencia a organização urbana. A pesquisa examina a associação entre atividades econômicas do bioma e práticas sustentáveis no uso do espaço urbano. O foco é nas áreas centrais, periféricas e rurais dos municípios.

DATA DE INÍCIO: 2022-Atual

 

COORDENADOR (A): Hilder André Bezerra Farias

PROJETO: ECOS: Pesquisa Aplicada em Economia, Complexidade e Simulação

DESCRIÇÃO: Projeto voltado para a realização de pesquisa econômica de caráter metodológico e aplicado com uso de ferramentas computacionais para avanços na área da

economia com ênfase na interpretação de sistemas socioeconômicos a partir de uma perspectiva complexa para a ciência.

DATA DE INÍCIO: 2023-Atual

 

PROJETO: Impacto e adaptação da população ribeirinha Amazônica às mudanças climáticas no estuário

DESCRIÇÃO: O estudo investiga como as atividades econômicas de populações da várzea Amazônica, dependentes de açaí, pesca e camarão, são impactadas por novas fontes de renda,

transferências governamentais e variações climáticas. Utiliza modelos baseados em agentes para simular cenários futuros e analisar as vulnerabilidades dessas comunidades diante de mudanças climáticas.

DATA DE INÍCIO: 2014-Atual

 

COORDENADOR (A): José Raimundo Barreto Trindade

PROJETO: OBSERVATÓRIO DE POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO PARA CIDADES MÉDIAS AMAZÔNICASS COM FOCO NA DINÂMICA DO MERCADO DE TRABALHO LOCAL (OPAMET-DE)

DESCRIÇÃO: O projeto visa diagnosticar e propor metodologias para elaborar Planos de Desenvolvimento Local em cidades médias amazônicas, começando pelo Pará.

Foca em cinco eixos: articulação econômica, territorial, social, institucional e mercado de trabalho, com o objetivo de analisar políticas públicas, desemprego estrutural e o ambiente,

além de desenvolver ferramentas para apoiar o desenvolvimento local.

DATA DE INÍCIO: 2023-Atual

 

PROJETO: Observatório Paraense do Mercado de Trabalho. ENFASE: INTERMEDIAÇÃO DE MÃO DE OBRA PARA JUVENTUDE

DESCRIÇÃO: O Observatório Paraense do Mercado de Trabalho analisa o impacto das mudanças nas relações de trabalho na juventude do Pará,

focando nas condições de trabalho para jovens de 15 a 30 anos. O projeto fornece dados para apoiar políticas públicas de emprego e renda, acompanhando a inserção dos jovens,

especialmente em setores como comércio, serviços e administração pública.

DATA DE INÍCIO: 2019-Atual

 

COORDENADOR (A): Lidiane Nazaré da Silva Dias

PROJETO: Tackling Covid19 through co-production: engaging Brazilian vulnerable communities in facing the consequences of pandemic

DESCRIÇÃO: O projeto de governança multilateral no setor público envolve um exercício de participação social (co-produção) para organizar a distribuição de vacinas em

comunidades vulneráveis de Belém e São Paulo. Coordenado por professores da UFPA (Lidiane Dias e André Lino) e da USP (André Aquino), com liderança internacional da

professora Ileana Steccolini (Universidade de Essex), está em andamento e tem caráter de pesquisa.

DATA DE INÍCIO: 2020-Atual

 

PROJETO: Laboratório de Inovação e Controle no Setor Público (LAIC)

DESCRIÇÃO: Projeto voltado para desenvolver estudos na área de controle e inovação no setor público.

DATA DE INÍCIO: 2017-Atual

 

COORDENADOR (A): Marcelo Bentes Diniz

PROJETO: Equidade.Info

DESCRIÇÃO: O projeto visa gerar dados de qualidade para apoiar pesquisas e políticas voltadas a um Ensino Básico mais equitativo no Brasil.

Utiliza uma amostra longitudinal representativa do Ensino Básico brasileiro para produzir estatísticas e estudos sobre a educação no país.

DATA DE INÍCIO: 2023-Atual

 

PROJETO: (Erasmus + CBE) Virtual Exchange to Tackle Wicked Problems: Latin American and European Collaboration on Education for Sustainable Development (VAMOS).

DESCRIÇÃO: O projeto analisa o processo de deterioração das aglomerações produtivas na região Norte do Brasil, identificando padrões locacionais e desempenho das indústrias.

Baseado na Nova Geografia Econômica, busca entender o impacto do labor pooling e os efeitos de mercado local, doméstico e comércio internacional por meio de um modelo de regressão.

DATA DE INÍCIO: 2020-Atual

 

COORDENADOR (A): Ricardo Bruno Nascimento dos Santos

PROJETO: Serviços ecossistêmicos como serviços de saúde: trajetórias competitivas para o uso da terra no biomaAmazônia e sua ligação com doenças transmitidas por vetores

DESCRIÇÃO: O projeto desenvolve indicadores de serviços ecossistêmicos relacionados à saúde e à agricultura na Amazônia, com foco em doenças transmitidas por vetores.

Utiliza dados sobre uso da terra, biodiversidade e saúde para criar protocolos que avaliem o impacto dos ecossistemas nessas doenças e como estratégias de desenvolvimento

afetam a saúde e o ecossistema, apoiando a tomada de decisões na região.

DATA DE INÍCIO: 2020-Atual

 

COORDENADOR (A): Sérgio Luiz de Medeiros Rivero

PROJETO: Forest citizenship for disaster resilence: learning from COVID-19

DESCRIÇÃO: Financiado pela Trans-Atlantic Platform (T-AP) e agências como ESRC (Reino Unido), NSF (EUA) e FAPESP (São Paulo), o projeto busca:

(1) quantificar as conexões entre cidadania florestal e resiliência ao COVID-19; (2) entender as práticas de cidadania florestal durante a pandemia; e

(3) promover o aprendizado para melhorar a cidadania florestal e a resiliência a desastres na Amazônia.

DATA DE INÍCIO: 2022-Atual

 

PROJETO: EcoSim(p): Um simulador macroeconômico baseado em agentes (em Python)

DESCRIÇÃO: O projeto visa desenvolver e validar uma ferramenta de modelagem macroeconômica baseada em agentes, utilizando estruturas e hardware

paralelo para otimizar o desempenho. A implementação será feita em Python, escolhida pela sua flexibilidade, simplicidade, eficiência e facilidade de integração com ferramentas de análise de dados.

DATA DE INÍCIO: 2018-Atual

 

COORDENADOR (A): Wallace Marcelino Pereira

PROJETO: Projeto Amazônia 2030 - Impacto do ICMS Verde na preservação ambiental e no desenvolvimento socioeconômico: um estudo para os municípios da Amazônia Legal

DESCRIÇÃO: O projeto Amazônia 2030 visa criar um plano de desenvolvimento sustentável para a Amazônia, promovendo o uso sustentável dos recursos naturais até 2030.

A pesquisa sobre o ICMS Verde analisa seu impacto na preservação ambiental e no desenvolvimento socioeconômico dos municípios da Amazônia Legal entre 2014 e 2022.

DATA DE INÍCIO: 2024-Atual

 

PROJETO: LABORATÓRIO DE POLÍTICA ECONÔMICA E DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO - LAPED

DESCRIÇÃO: O LAPED é um grupo de pesquisa focado em Macroeconomia e Desenvolvimento Econômico, baseado nas teorias Pós-Keynesiana e Estruturalista.

O laboratório analisa o impacto da política macroeconômica e discute políticas de desenvolvimento produtivo, com o objetivo de formar profissionais qualificados para o setor público e privado.

DATA DE INÍCIO: 2022-Atual