Mestrado Profissional

> Disciplinas e Atividades Obrigatórias

 

PPGEA0002 - Macroeconomia (4 créditos, 60 horas)

O objetivo da disciplina é proporcionar uma compreensão dos principais conceitos e modelos usados para analisar a economia em nível agregado. Aborda temas como PIB, inflação, desemprego, juros, câmbio e balança comercial, além de estudar políticas fiscal e monetária. Também explora o crescimento econômico, ciclos econômicos e como as decisões macroeconômicas impactam tanto no contexto nacional quanto global.

 

PPGEA0001 - Microeconomia (4 créditos, 60 horas)

A disciplina de Microeconomia introduz o estudante à análise do comportamento de agentes econômicos individuais, como pessoas e empresas, no contexto de escassez de recursos. Explora como consumidores e empresas tomam decisões sobre consumo, produção e preços com base na interação entre oferta e demanda. Além disso, analisa mercados em concorrência perfeita e imperfeita, e apresenta abordagens alternativas, como a economia institucionalista e a neo-schumpeteriana, abordando o papel das instituições, inovação, ciência e tecnologia.

 

PPGEA0003 - Estatística Econômica Aplicada (4 créditos, 60 horas)

A disciplina ensina técnicas estatísticas essenciais para a análise e modelagem de dados econômicos, com ênfase na aplicação de métodos econométricos. Aborda análise de regressão simples e múltipla, pressupostos do modelo, métodos de estimação, inferência, testes de hipótese e análise de variáveis binárias. Também discute problemas como multicolinearidade, heterocedasticidade e autocorrelação, além de tópicos avançados como modelos de dados em painel, regressões logísticas e probit, e introdução à análise de séries temporais. Esses métodos são cruciais para a previsão e análise de fenômenos econômicos complexos.

 

PPGEA0007 - Seminários de Dissertação (4 créditos, 60 horas)

A disciplina oferece aos estudantes as ferramentas metodológicas necessárias para a construção de trabalhos acadêmicos, abordando a definição do objeto de pesquisa, objetivos, perguntas e hipóteses. Envolve a escolha de métodos de coleta e análise de dados, em abordagens quantitativas, qualitativas ou mistas, e a estruturação do trabalho, incluindo revisão de literatura e uso de teorias. Também discute o processo de redação científica, referências bibliográficas e revisão crítica, proporcionando uma compreensão prática das etapas e exigências para elaboração de dissertações ou outros produtos acadêmicos aceitos pelas normas da pós-graduação e CAPES.

 

Disciplinas e Atividades Optativas

 

PPGEA0008 - Contabilidade Pública (2 créditos, 30 horas)

A disciplina foca nos processos contábeis ligados à gestão pública, abordando normas e práticas aplicadas a entidades como União, Estados, Municípios, autarquias, fundações e empresas estatais. No contexto da pós-graduação em Economia, a Contabilidade Pública permite ao aluno entender as implicações de políticas fiscais, orçamentárias e financeiras do setor público e seus impactos nos processos econômicos em geral.

 

PPGEA0009 - Econometria de Séries Temporais (2 créditos, 30 horas)

A disciplina introduz a análise de dados temporais, como preços e inflação, começando com conceitos básicos (números índices, atualização de preços) e modelos lineares. Aborda técnicas de tendências, média móvel e sazonalidade, além de modelos avançados como ARMA e Box-Jenkins para previsão. Inclui processos não estacionários, raiz unitária, modelos VAR para múltiplas variáveis e co-integração de séries de longo prazo, visando entender e prever comportamentos econômicos ao longo do tempo.

 

PPGEA0015 - Economia Amazônica (2 créditos, 30 horas)

A inserção da Amazônia no mercado nacional e mundial. A política de desenvolvimento regional na Amazônica. A transformação da estrutura socioeconômica regional. A crise do Estado brasileiro e o fim da política de incentivos fiscais. A perspectiva de desenvolvimento brasileiro e amazônico frente à globalização econômica.

 

PPGEA0005 - Economia Brasileira Contemporânea (4 créditos, 60 horas)

Antecedentes à industrialização brasileira; 2. A formação do pensamento econômico brasileiro; 3. A industrialização brasileira (1930-1964); 4. A ação do estado na industrialização e no desenvolvimentismo; 5. Política econômica nos governos militares: do milagre à crise; 6. Crise da economia e do estado desenvolvimentista nos anos 1980; 7. Reestruturação, abertura e desnacionalização da economia brasileira nos anos 1990-2000. Levar os mestrandos a discutir o pensamento econômico brasileiro que fundamentou as políticas públicas a partir de 1930; discutir as próprias políticas públicas e seus resultados.

 

PPGEA0013 - Finanças Internacionais (2 créditos, 30 horas)

A disciplina explora os pagamentos internacionais, incluindo transferências, crédito documentário e cartas de crédito, além de abordar o funcionamento do sistema financeiro global, sistemas cambiais e mercados financeiros internacionais, como cambial, monetário, de bônus, ações e derivativos (futuros, opções e swaps). Também examina instituições financeiras, como bancos comerciais, de investimento e multilaterais (FMI, Banco Mundial, BIS, BID), proporcionando uma visão abrangente dos mecanismos e atores que compõem o cenário das finanças internacionais.

 

PPGEA0004 - Finanças Públicas Aplicadas (4 créditos, 60 horas)

 A disciplina explora conceitos, teorias e práticas das finanças públicas, focando na análise e solução de problemas fiscais reais. Aborda a arrecadação tributária, orçamentação pública, financiamento do Estado e políticas fiscais para equilibrar receitas e despesas. Examina endividamento público, gestão da dívida, controle e transparência, além dos impactos das políticas fiscais no desempenho econômico, distribuição de renda, estabilidade, equidade e eficiência no uso de recursos governamentais.

 

PPGEA0019 - Gestão Ambiental e Políticas de Desenvolvimento na Amazônia

A disciplina analisa os desafios da gestão ambiental e do desenvolvimento sustentável na região, abordando políticas públicas, dinâmicas territoriais e as interações entre uso da terra, conservação e atividades produtivas. O curso também discute os conflitos sociais enfrentados por comunidades locais, como povos tradicionais, e avalia as políticas de desenvolvimento sustentável implementadas por governos e organizações.

 

PPGEA0010 - Macroeconometria (2 créditos, 30 horas)

A disciplina foca na aplicação de métodos de analise econométricas para dados macroeconômicos, abordando o modelo de crescimento de Thirlwall, as metas de inflação e técnicas de previsão econômica. Os alunos são apresentados a métodos de series temporais, ARIMA e VAR, para analisar e prever variáveis como PIB, inflação e taxa de câmbio, aplicando essas ferramentas em estudos de caso práticos com softwares especializados.

 

PPGEA0017 - Métodos Computacionais em Economia (2 créditos, 30 horas)

As bases de dados Disponíveis para a pesquisa em Economia; As ferramentas de análise e os padrões de organização de dados; Ferramentas e Técnicas de Análise (Conceitos Básicos de Programação e ferramentas de programação); Matlab, R e Stata; Usos e Aplicações dos Softwares.

 

PPGEA0018 - Métodos Quantitativos Aplicados à Análise de Políticas Públicas (2 créditos, 30 horas)

A disciplina utiliza ferramentas estatísticas e econométricas para analisar políticas públicas, avaliando seus impactos, eficiência, eficácia e efetividade. Aborda conceitos, elementos e tipos de políticas, tanto regulamentadas quanto não regulamentadas. Introduz técnicas quantitativas de avaliação, como Controle Sintético, Differences-in-Differences, Propensity Score Matching e Modelagem DEA (Data Envelopment Analysis), para medir o uso adequado de recursos, a capacidade de alcançar objetivos e o impacto real das políticas na sociedade.

 

PPGEA0006 - Planejamento e Gestão de Políticas Públicas (4 créditos, 60 horas)

A disciplina apresenta os conceitos básicos referentes às relações entre Estado e Sociedade e o impacto dessas relações na formulação de políticas públicas. Discute os conceitos de política pública e esfera pública, assim como as diferentes abordagens nos estudos dos temas. Os estudantes são apresentados a modelos clássicos de de gestão de políticas públicas (patrimonialismo, burocrático-weberiano, tecno-burocrático gerencial e gestão social) e também aos modelos de participação e democratização da gestão publica.

 

PPGEA0011 - Planejamento e Orçamento Público (2 créditos, 30 horas)

A disciplina aborda a construção e estrutura dos processo orçamentário no setor público, incluindo o Orçamento Geral da União, o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). O estudantes sao apresentados aos conceitos e debates sobre receitas e despesas públicas, execução orçamentária e financeira, gestão e controle fiscal, transparência e responsabilidade fiscal. A disciplina discute também o papel do orçamento publico nos processos de desenvolvimento econômico regional.

 

PPGEA0014 - Teoria Econômica do Meio Ambiente (2 créditos, 30 horas)

 A disciplina examina as interações entre economia, meio ambiente, ecossistemas e biodiversidade, dividindo-se em economia ambiental e economia ecológica. A economia ambiental foca no uso de recursos naturais, externalidades ambientais e políticas de mitigação, como mercados de carbono e regulações. Já a economia ecológica integra a economia como um subsistema dos sistemas naturais, destacando os limites ecológicos para o crescimento econômico. Aborda temas como externalidades, bens públicos ambientais, políticas públicas, impostos ambientais, sustentabilidade, capital natural, fluxos de energia e recursos, e os impactos da exploração dos recursos naturais nos ecossistemas e no bem-estar das gerações futuras.

 

PPGEA0012 - Teoria e Política de Desenvolvimento Regional (2 créditos, 30 horas)

A disciplina aborda as principais teorias do desenvolvimento regional, como a base de exportação, polos de crescimento e o desenvolvimento desigual, além das teorias de localização, que analisam custos de transporte, retornos crescentes e economias de aglomeração. Também são discutidas a teoria do lugar central, o crescimento das cidades e as questões conceituais sobre espaço, território e região, com foco na metodologia de análise. O curso explora sistemas regionais de inovação, arranjos produtivos locais e políticas de desenvolvimento regional no Brasil, além de temas como capitalismo, metropolização e subdesenvolvimento. Também serão analisadas a economia política da urbanização, a reestruturação do espaço urbano-industrial, a articulação entre cidade e espaço urbano global, e os impactos das economias baseadas em biodiversidade e das crises ambientais contemporâneas no desenvolvimento urbano regional.

 

PPGEA0024 - Tópicos Especiais (2 créditos, 30 horas)

PPGEA0025 - Tópicos Especiais (4 créditos, 60 horas)

As disciplinas de Tópicos Especiais são projetadas para abordar temas avançados ou específicos, complementando o conteúdo regular das disciplinas e permitindo aprofundamentos alinhados aos interesses de pesquisa de turmas ou grupos de estudantes. Elas também facilitam a discussão de temas emergentes ou a organização de subáreas do conhecimento ainda não exploradas na formação regular, além de integrar resultados recentes de pesquisa do corpo docente e colaborações externas.

Essa flexibilidade permite, por exemplo, abordar temas como:

  • Reformas legais na tributação e seus impactos na economia do setor público;

  • Bioeconomia e economia da sociobiodiversidade no contexto do desenvolvimento regional e meio ambiente;

  • O papel do investimento público em pesquisa, ciência e desenvolvimento para a conservação da biodiversidade do trópico úmido;

  • A influência da regulação e transparência na aplicação de recursos públicos;

  • Metodologias contemporâneas para análise de grandes bases de dados na avaliação de agentes públicos ou privados.

Essas disciplinas ampliam as possibilidades de formação e pesquisa em áreas específicas e emergentes.